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Nova Lei de Licitações nos Municípios - 2 Edição

Nova Lei de Licitações nos Municípios - 2 Edição

Curso sobre a Nova Lei de Licitações (14.133/2021), capacitando agentes públicos municipais em teoria, prática, compliance e gestão de contratos administrativos.
Direito Administrativo
  • 15 horas de carga horária
  • 1 aula
  • 11 módulos de conteúdo
  • Última atualização 10/01/2025
  • Certificado de conclusão de curso

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Sobre o Curso

Nova Lei de Licitações nos Municípios - 2 Edição



1 - APRESENTAÇÃO

A Lei n°14.133/2021, conhecida como Nova Lei de Licitações Públicas e Contratos Administrativos, está em pleno vigor para todos os entes obrigados a licitar, salvo o caso dos municípios com até 20.000 habitantes, que possuem um prazo adicional de 04 anos, conforme dispõe o artigo 176 do citado diploma.  

Mesmo passados quase 4 anos da sua vigência inicial, ainda existem muitas dúvidas sobre a aplicação da Nova Lei de Licitações, sobretudo, nos municípios.

Pensando nisso, resolvemos lançar o presente curso para que todos os agentes públicos municipais possam se capacitar (como exige a lei) e, assim, evitar erros e responsabilizações.

Nesse contexto, o curso vai oferecer, além da formação teórica, o conhecimento prático , com a apresentação de vários modelos para o uso no dia a dia.

 

2 - DIFERENCIAIS DO CURSO

  Aulas ao vivo para possibilitar maior interação com os alunos sobre os principais pontos de dúvida.

  Estudo de toda a lei na teoria e na prática.

  Estudo da Jurisprudência do STF, STJ e TCU sobre os temas estudados.

  Material complementar gratuito.

  Aspectos Cíveis e Criminais

  Módulo Especial sobre Assessoria Jurídica e Responsabilização de Gestores.

  

3- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  PARTE I:INTRODUÇÃO AO COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA*

1 - A Obrigatoriedade Constitucional e Legal de Capacitação Permanente dos Agentes Públicos em Direito Anticorrupção: Aspectos Administrativos, Cíveis e Criminais.

a) O Sistema Brasileiro Anticorrupção:  Visão Geral e a Evolução do Compliance Anticorrupção na Administração Pública.

d) Aspectos Administrativos, Cíveis e Criminais do Compliance Anticorrupção na Administração Pública.

2 - Vantagens Legais da Capacitação e Implementação do Compliance Anticorrupção na Administração Pública: Da Exclusão de Responsabilidade à Punição por Omissão.

 

  PARTE II- CONTRATAÇÃO DIRETA

1- Teoria Geral das Contratações Diretas e Regimes de Responsabilização.

2 – Dispensa de licitação: conceito e estudo das hipóteses legais

3 – Inexigibilidade de licitação: conceito e estudo das hipóteses legais/jurisprudenciais, com base em acórdãos do TCU e STJ

4 – Licitação dispensada

5 – Formalidades da contratação direta e responsabilidade em caso de contratação indevida

 

  PARTE III– NOÇÕES INTRODUTÓRIAS À NOVA LEI DE LICITAÇÕES:

1 - Licitação: competência normativa, conceitos e finalidades.

2 – Objeto da Licitação: compras, serviços, obras e alienações

3 - Formas e regimes de execução de obras e sua influência no processo licitatório: características de cada regime, utilização, implicações do regime definido na licitação e na fiscalização da execução contratual, disposições legais e jurisprudência do TCU.

4 - Contratação integrada, contratação semi-integrada e suas especificidades.

5 – Nova Lei de Licitações: regras intertemporais, regulamentos e aplicabilidade

  PARTE IV – FASE PREPARATÓRIA E PLANEJAMENTO:

1 – Elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares

2 – Gerenciamento de Riscos: Mapa de Riscos e Matriz de Alocação de Riscos

3 – Elaboração do anteprojeto, projeto básico e projeto executivo: diferenças e obrigatoriedades. Elaboração do Termos de Referência.

4 – Governança das contratações públicas

5 - Elaboração do instrumento convocatório, cautelas a serem observadas, obrigatoriedades e vedações.

6 - Servidores que deverão participar do processo. Gestão por competências e Princípio da segregação de funções

7 - Elaboração de Orçamentos e Planilhas de Custos

8 – Pesquisas de preços: parâmetros e especificidades

9 – Análise jurídica e controle

10 – Publicação do edital

 

  PARTE V- PROCEDIMENTO LICITATÓRIO

1- Modalidades de Licitação: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo

2- Julgamento das propostas: critérios e modos de disputa

3- Requisitos de Habilitação: análise dos requisitos específicos e requisitos vedados pelo TCU

4 – Recursos e pedidos de impugnação e esclarecimento

5 – Diligências, saneamento de falhas e nulidades do processo

6 - Amostras e prova de conceito

7 – O Sistema de Registro de Preços (SRP)

8 – Questões específicas e principais acórdãos do TCU sobre o processo licitatório

 

  PARTE VI– CONTRATO ADMINISTRATIVO: CLÁUSULAS, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

1- Cláusulas essenciais dos Contratos Administrativos

2 – Cláusulas exorbitantes

3 – Duração e prorrogação dos Contratos Administrativos

4 – Termos aditivos de acréscimo e supressão

5 – Equilíbrio dos contratos: reajuste, repactuação e revisão contratual

6 – Gestão e fiscalização dos contratos

7 – Sanções e reabilitação

 

  PARTE VII – CRIMES LICITATÓRIOS

1- Estudo dos Aspectos Materiais: Doutrina e Jurisprudência

2- Análise de Casos Concretos

3- Estudo dos Aspectos Processuais: Doutrina e Jurisprudência

 

  PARTE VIII – DIREITO LICITATÓRIO JURISPRUDENCIAL

1 – Análise das Súmulas do TCU à luz da Nova Lei de Licitações

2 – Jurisprudência do STF e STJ sobre a Nova Lei de Licitações

 

  PARTE IX: IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES

 

  PARTE X: CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1 -Estudo dos Principais Crimes do Título XI da Parte Especial do Código Penal no contexto da lei de licitações.

2 – Crimes de Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores

 

  CORPO DOCENTE:

Professor Igor Pereira Pinheiro

Professor Carlos Tiago

Professor Saulo David

Professora Jamylle Hanna

Público alvo

  • Gestores públicos municipais
  • Servidores envolvidos em processos licitatórios
  • Advogados e consultores jurídicos da administração pública
  • Profissionais da área de compras e contratos públicos
  • Controladores e auditores internos municipais
  • Responsáveis por compliance e anticorrupção na gestão pública

Sobre o certificado

Como em todos os nossos cursos, você vai receber um certificado digital ao finalizar o curso de Nova Lei de Licitações nos Municípios - 2 Edição

9 Meses

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Fique tranquilo, você poderá assistir as aulas em até 9 Meses após o término do curso.

Conteúdo

1Instruções para o curso

Grupo de WhatsApp, exclusivo apara dúvidas de alunos do curso
  • Como assistir as aulas

    00:00

2PARTE I:INTRODUÇÃO AO COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA*

3PARTE II- CONTRATAÇÃO DIRETA

4PARTE III– NOÇÕES INTRODUTÓRIAS À NOVA LEI DE LICITAÇÕES:

5PARTE IV – FASE PREPARATÓRIA E PLANEJAMENTO:

6PARTE V- PROCEDIMENTO LICITATÓRIO

7PARTE VI– CONTRATO ADMINISTRATIVO: CLÁUSULAS, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

8PARTE VII – CRIMES LICITATÓRIOS

9PARTE VIII – DIREITO LICITATÓRIO JURISPRUDENCIAL

10PARTE IX: IMPROBIDADE ADMINSTRATIVA NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES

11PARTE X: CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Professores(as)

Igor Pereira Pinheiro

Igor Pereira Pinheiro

Promotor de Justiça do MPCE

Promotor de Justiça do MPCE

FAQ

Como é a política financeira?

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O acesso ao curso é integrado ao sistema de pagamento e assim que o pagamento é confirmado o aluno será automaticamente notificado via e-mail a aprovação e liberação de seu curso online.

Há algum contrato para os cursos do portal?

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Sim, baseado nas normas que regulam o comércio via internet, temos um modelo de contrato, ou seja, um Termo de adesão que define os direitos e deveres das partes, que poderá ser analisado durante o cadastro, antes de finalizar a compra dos cursos.

Como é a política de cancelamento?

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O aluno poderá cancelar a inscrição no curso em até 07 (sete) dias corridos após a compra, com a devolução dos valores pagos corrigidos monetariamente e sem cobrança de multa, conforme dispõe o art. 49 do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de eventual cancelamento após o prazo de 07 (sete) dias corridos, será cobrada uma multa de 30% sobre o valor do contrato; Em caso de cancelamento após o prazo de 07 (sete) dias corridos, mas antes do início das aulas ou início da disponibilização dos conteúdos, será cobrada uma multa de 5% de despesas administrativas. As ocorrências relacionadas a cancelamentos devem ser comunicadas exclusivamente à nossa Central de Atendimento ao Cliente, por e-mail: contato@mizunocursos.com.br ou telefone/WhatsApp (19) 3571-0420, de segunda a sexta das 8h às 17h30.

O que fazer com imprevistos com conteúdo do curso?

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Em caso de problemas no acesso às aulas, bem como aos materiais para download, o aluno poderá entrar em contato diretamente com nosso time técnico pelo e-mail: contato@mizunocursos.com.br

Quais são os procedimentos para matrícula?

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Após clicar no botão Fazer matrícula (comprar) de algum curso, você será direcionado ao carrinho de compras onde ao final desta página encontrará o botão Fechar pedido. Ao clicá-lo você será levado a uma página onde encontrará um bloco de login e um bloco para cadastrar-se (caso seja novo usuário). Clicando em Quero me cadastrar você terá que preencher algumas informações pessoais e confirmar seu interesse, marcando o botão correspondente ao fim da página. Após o cadastro, você será redirecionado para a página do carrinho de compras e para confirmar a matrícula clique no botão indicativo, escolha o curso de sua preferência, preenchendo as informações solicitadas e fazendo o aceite dos termos de aceitação após a leitura e entendimento.

Qual o prazo para disponibilização dos conteúdos?

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As videoaulas gravadas, bem como os materiais complementares de cada aula, serão disponibilizadas de forma gradual e progressiva ao longo do período de transmissão do curso, em até 02 dias úteis.

Como posso obter meu certificado online?

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Ao atingir a quantidade mínima (%) de atividades completadas que cada curso exige, um link será automaticamente disponibilizado na sua área de aluno e você poderá fazer download do PDF e depois imprimi-lo.

Meu e-mail mudou. Como faço para atualizá-lo?

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Dentro de seu ambiente de cursos, após login, clique no menu superior ?Meu Perfil?, após acessar esta página clique em Alterar E-mail. Após inserir seu novo E-mail você receberá um link para confirmar a alteração.

Quantas vezes o aluno terá acesso ao conteúdo da aula durante o período adquirido?

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O acesso será ilimitado dentro do tempo de liberação (período de duração do curso) definido nas informações do curso. O curso fica disponível 24h por dia no ambiente do aluno.

Como esclarecer uma dúvida sobre o conteúdo do curso?

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Você poderá entrar em contato com o professor/tutor que estiver acompanhando seu desempenho. O professor/tutor poderá responder sua dúvida de imediato ou em até 48 horas, considerando dias úteis. Envie sua dúvida através do email em nossa página de contato.

Quanto tempo o curso fica disponível?

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O curso estará disponível em conformidade com o módulo, nível ou curso comprado, lembrando que o aluno poderá acelerar o ritmo do curso de acordo com o seu tempo e necessidade.

Quando devo fazer a avaliação final?

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Se o curso comprado dispuser de avaliação final você pode fazer a qualquer tempo e dentro do prazo de validade do curso. Obs.: Lembre-se que você pode rever o conteúdo para melhor assimilação, caso o acesso ao curso não tenha expirado.

Há um horário fixo para as aulas online?

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Não. A grande vantagem do curso online é a flexibilidade do aluno estudar de acordo com o seu ritmo e horário.

É necessário o aluno acessar o curso todos os dias?

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Não. Mas recomendamos ao aluno uma dedicação diária nos cursos adquiridos.

Quais requisitos técnicos são necessários para o acompanhamento do curso?

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Para acessar plataforma corretamente, utilize um computador com: - Windows (Chrome versão mais atualizada, Firefox 4 ou superior, IE 9 ou superior (necessário o flash player) e Opera). - Mac (Chrome versão mais atualizada, Safari, Firefox 4 ou superior, Opera). - Tablets Android 3.0+ (Chromium, Chrome). - Ipad 1, 2 e 3 (Safari). - Banda de Internet mínima de 1MBPS.

Acesso por 9 Meses

Estude quando e onde quiser

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